Fale com a gente
31 99296 8784
Fale com a gente
31 9 9816 4424

Nos últimos anos, a Hidroterapia Equina tem se tornado uma grande aliada de cavalos de alto rendimento, como aqueles dedicados à prática esportiva. O conceito de hidroterapia engloba diferentes terapias que são desenvolvidas com o auxílio de água, como banhos, uso de compressas ou mesmo duchas.

É interessante que a hidroterapia passou a ser usada como prevenção de lesões e não apenas como uma forma de remediar um problema instalado. São reconhecidos inúmeros benefícios da hidroterapia equina, a seguir vamos explicar um pouco mais sobre eles e sobre as técnicas mais comuns.

Técnicas de Hidroterapia Equina

Como citamos acima, recebe o nome de Hidroterapia Equina diferentes técnicas de terapias que envolvam água, contudo, algumas são mais comuns, como a “natação” para cavalos e o uso de hidroesteira. Os cavalos dedicados ao esporte tendem a ter os seus músculos muito tensionados e, por isso mesmo, precisam de um alívio para os mesmos.

Piscinas

As piscinas utilizadas para Hidroterapia Equina podem ser de tamanhos e profundidades diferentes. A dica é que, independente do tamanho, haja uma rampa para que seja feita a descida gradual do animal com piso antiderrapante, preferencialmente. Isso proporciona mais segurança para o cavalo e evita que ele entre de uma vez na piscina, algo que pode ser traumático.

Hidroesteiras

Uma das modalidades de Hidroterapia Equina mais utilizadas é a da hidroesteira, que consiste numa esteira (em muitos casos com hidromassagem) que está submersa. É feita uma predeterminação de volume de água e velocidade de caminhar na esteira de acordo com o caso de cada animal. O objetivo da hidroesteira é que o cavalo possa caminhar mantendo a mesma postura de quando está montado, porém, sem estressar os seus músculos.

Leveza

Levar o cavalo para fazer atividades físicas com parte do corpo submerso é uma forma de ajudar a tornar a sua prática física menos traumática. O peso exercido sobre os seus membros é bastante reduzido com a ajuda da água, de maneira que o equino passa a ficar mais leve. Quanto maior é a parte do seu corpo submersa, mais leve ele se torna enquanto desenvolve a atividade física e, com isso, força menos os seus músculos.

Adequação das Atividades

O mais importante de dizer a respeito da Hidroterapia Equina é que se trata de uma atividade física que exige avaliação de cada caso para estabelecimento de frequência da atividade, bem como tempo e intensidade. Alguns animais têm mais resistência, podendo chegar até a nadar durante a prática, porém, outros não conseguem atingir tal desempenho.

A Hidroterapia Equina pode ser realizada com constância ou, mesmo, em intervalos de tempo, como períodos de férias ou intervalos entre competições. Somente uma avaliação física poderá dizer qual é o potencial a ser exercitado de cada animal.

Principais Benefícios da Hidroterapia Equina Para os Animais

Agora que você conheceu o conceito de Hidroterapia Equina e as principais técnicas deve estar se perguntando quais são os benefícios para os animais, confira a lista abaixo:

Aumento e melhora da circulação: Atividades que envolvem água são muito positivas para ativação e melhora da circulação sanguínea.

Mais flexibilidade: A resistência proporcionada pela água, juntamente com a leveza que a mesma oferece, permite que os exercícios impactem positivamente a flexibilidade do animal.

Melhora do condicionamento cardiorrespiratório: O esforço que o animal precisa realizar dentro d’água contribui para que ele apresente depois de algum tempo da prática maior condicionamento cardiorrespiratório, algo que lhe permite aumentar o seu desempenho físico.

Aumento da força: Por ser uma atividade de resistência, a Hidroterapia Equina oferece aumento da força bem como ganho de músculos.

Postura: As terapias realizadas na água proporcionam ao cavalo a possibilidade de manter a sua postura adequada.

Coordenação motora: A adição de água, mesmo em atividades físicas relativamente comuns, como caminhar, faz com que o animal melhores a coordenação do seu corpo.

Equilíbrio: A capacidade de equilíbrio do animal é potencializada especialmente em atividades como a hidroesteira, em que ele se mantém em linha reta enquanto precisa se acomodar em relação à água.

Benefícios psicológicos: As atividades de Hidroterapia Equina oferecem, também, benefícios psicológicos, uma vez que boa parte dos equinos vive confinada em baias. Sair de um espaço fechado e pequeno para sentir a liberdade da água de uma piscina contribui positivamente para o temperamento do animal.

Nadar, caminhar na esteira, entre outras atividades, permitem que o animal libere a energia acumulada se tornando menos estressado. O ambiente controlado e os exercícios de baixo impacto têm grande poder de relaxamento e podem, até mesmo, tornar os cavalos mais mansos.

Hidroterapia Equina Para Tratamento de Enfermidades

As terapias realizadas com água podem ser aliadas no tratamento de enfermidades, como laminite, artrite, lesões, entre outras. Procure um médico veterinário e verifique se a Hidroterapia Equina pode ser uma alternativa de tratamento para ajudar a reabilitar o seu animal.

Compartilhe

deixe seu comentário